Desmonte completo - Seiko 6119-C

E ai está, como prometido: a sequência de desmontagem completa de um relógio. Neste caso, é um Seiko 6119-C (início da década de 70).

Como podem ver nas primeiras fotos, a caixa e o mostrador estão imprestáveis, porém a máquina ainda tem salvação... Embora o balanço não esteja muito bom.

As fotos mostram, passo a passo, a sequência de desmontagem que eu utilizo. Não sei se é a mais correta, mas é a que tem funcionado para mim. Tirei uma foto a cada peça removida. Assim, se alguém quiser tentar também, é só seguir os passos. Para remontar, é só ir voltando...

Para ampliar as fotos é só clicar sobre as mesmas.



Um pequeno parenteses aqui: Eu prefiro retirar o balanço antes mesmo de desmontar o mecanismo do calendário. Como ele é a parte mais sensível do mecanismo, acho melhor ele ficar protegido o quanto antes...


E voltamos a sequência principal...


Aqui uma dica de ouro: evite descarregar a corda removendo a âncora. O modo correto é liberando o cliquê (a mola em formato de haste sobre o tambor de corda), girando o parafuso da roda de carga até que a corda esteja totalmente desenrolada e finalmente removendo a roda de carga.

Um agradecimento especial ao Adriano do Fórum Relógios Mecânicos (http://forum.relogiosmecanicos.com.br) por esta inestimável dica.



Depois de tudo desmontado, deixo as peças mergulhadas em benzina por uma meia hora. Como não tenho máquina de limpeza, vou tirando as peças uma a uma e limpando manualmente com um pincel.



Apenas por curiosidade, um "antes e depois" da limpeza do tambor da corda. Reparem na quantidade de sujeira acumulada...


Agora é lubrificar o movimento, providenciar um novo mostrador e uma nova caixa e o relógio terá mais alguns bons anos de serviço.



Até a próxima

7 comentários:

  1. Opa Paulo eu acompanhei alguns post seu no forum relógios mecanicos e achei muito legal o seu trabalho!!
    Onde eu consigo o lubrificante para relógios estou com Seiko5 6319 parado de tudo e vou desmontar ele para limpar e fazer que nem você para ver se ele volta a ativa !! Espero que sim pq adoro esse Seiko a caixa dele lembra muito um modelo militar !!
    Abraços !!
    Espero ver mais trabalhos seus !!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ulisses


    Eu comprei o lubrificante aqui em Brasília mesmo. Procure em furnituras (lojas especializadas em material para relojoeiros e joalheiros).

    Se precisar de alguma ajuda estou a disposição.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ok Paulo Rocha, valeu pela sua atenção !!
    Sou o Cigano lá do forum, agora você save o meu verdadeiro nome rsrsrs!!

    Abraços Paulo!!
    Cigano!

    ResponderExcluir
  4. interessantissímo, muito bom o trabalho, so que eu não possuo as habilidades para fazer tal serviço, nunca desmontei um relógio, e não pretendo fazer esta proeza justamente com um presente de família. gostaria de saber se você conhece ou indica alguma loja ou algum especialista que possa fazer este serviço sem cobrar caro.
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Trabalho incrível e ainda por cima todo documentado para que possamos admirá-lo. Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. sabe onde encontro o balanço do 6119?

    ResponderExcluir
  7. Desculpe a demora em responder. Tente encontrar em alguma boa furnitura, embora seja bem difícil. Ou use outro movimento como doador.

    ResponderExcluir