Sistema de Afiação Lansky

A alguns dias eu adquiri um conjunto de afiadores da marca Lansky, bastante conceituada nos EUA. Hoje de tarde experimentei o conjunto pela primeira vez e vou registrar aqui as minhas impressões.

O conjunto é composto por 5 pedras:

  • extra-grossa (grana 70)
  • grossa (grana 120)
  • média (grana 280)
  • fina (grana 600)
  • extra-fina (grana 1000)
Acompanha o conjunto 5 hastes para fixação das pedras, guia de ângulo e óleo especial para afiação.


Para uma maior versatilidade na afiação, comprei também 3 pedras diamantadas (extra-grossa, grossa e média) que serão utilizadas para definir o vazado de afiação e reparar lâminas danificadas.


Complementando o conjunto, um grampo de bancada para apoiar a guia de ângulo.



Conjunto completo:


Utilização. Em primeiro lugar, prendemos o grampo a uma bancada:


Em seguida prendemos a faca à guia de ângulo:


A grande vantagem de utilizar o grampo é a possibilidade de se trabalhar em qualquer posição da lâmina:




Agora, é só escolher a pedra adequada e prendê-la em uma haste:



Para afiar, escolhemos um dos ângulos pré-definidos na guia de ângulo. São 4 posições que permitem afiar desde uma navalha até um facão de mato.


Para afiar, basta esfregar a pedra contra o fio da faca. A guia se encarregará de manter o ângulo correto do início ao fim, mesmo quando trocamos de pedra.



Gostei bastante do sistema. Obviamente ainda não tenho prática em seu uso, afinal foi apenas a primeira experiência, mas achei o sistema muito simples e extremamente eficiente.

As duas facas que afiei estão literalmente "barbeando".


Até a próxima!

9 comentários:

  1. Grande Paulo,
    preciso de um sitema destes, porque sou uma negação em afiar facas.
    As vezes eu até evito de afiar por medo de piorar o fio ao invés de melhorá-lo, rs.
    Um grande abraço cara.
    Fábio Dutra.

    ResponderExcluir
  2. Onde você conseguiu comprar esta maravilha?

    ResponderExcluir
  3. Olá Lori, este conjunto foi adquirido nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, amigo!Você viajou e comprou esse kit lá fora ou comprou por algum site especializado?

    ResponderExcluir
  5. Olá Joelson. Foi um amigo meu que trouxe para mim.

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei esse kit com as pedras diamond pelo ebay. Chegou hj! Vamos ver se esse metodo antiburro me ajuda rs

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o teu blog, Paulo.

    Perdi de comprar um sistema desses há alguns anos...
    Continuo afiando minhas lâminas "à moda velha", passando trabalho.

    Abraço
    Jader

    ResponderExcluir
  8. Valeu Jader! O blog tá largadão... Um dia, quem sabe, eu volto a escrever.

    ResponderExcluir