Me rendi ao digital

Sempre fui apaixonado pela fotografia, tanto que foi ela o meu primeiro hobbie sério (e também minha constatação que não sirvo como empresário...).

Mas sempre enxerguei a fotografia digital como algo pobre, destituído de "alma". O processo analógico, ainda mais considerando o trabalho de laboratório - a liturgia do processo, o cheiro dos químicos, a mágica da revelação - formava, pelo menos para mim, a amálgama perfeita entre ciência e arte.

Acho que este meu "pré-conceito" contra a fotografia digital se deveu a nunca ter tido acesso à equipamentos digitais de ponta (devido ao custo altíssimo dos mesmos - definitivamente não eram, nem são, para o meu bico). E vamos combinar que, para alguém que até então só fotografava com equipamento 100% manual, fazendo todas as regulagens para obter um efeito exato, fazer fotos com uma camerazinha automática estava MUITO longe do ideal...

Mas isto mudou.

A pouco tempo atrás tive a oportunidade de adquirir uma câmera Sony NEX-5. Esta máquina é um meio termo entre as máquinas poin-and-shot (as camerazinhas automáticas...) e as câmeras profissionais, unindo o melhor dos dois mundos: o pequeno tamanho das primeiras com as regulagens e lentes intercambiáveis das segundas.

Este é o brinquedo:

Ainda estou me habituando a ela, aprendendo os seus controles e regulagens, mas os primeiros resultados estão realmente me surpreendendo.

Algumas fotos com ela:












Uma das  grandes vantagens que eu vi na NEX é a possibilidade de se utilizar virtualmente qualquer tipo de lente já fabricada, através do uso de adaptadores. Como eu tenho um conjunto (pequeno, mas muito bom) de lentes Yashica/Contax, já encomendei um adaptador para este tipo de lente. Vai demorar um pouquinho para chegar, pois está vindo da China - mas o que é que não vem de lá hoje em dia, não é mesmo?


Grande abraço, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário