Hoje eu me arrisquei pela primeira vez numa manutenção que é considerada das mais difíceis dentro da relojoaria, o ajuste da mola do balanço, também conhecida como mola cabelo ou espiral do balanço.
Mas deixo já um aviso a quem quiser tentar o mesmo: utilize uma sucata! A possibilidade de se danificar irreversivelmente a mola é muito grande.
No meu caso, eu utilizei o balanço daquele Orient Azul que recebeu PT a alguns dias atrás. Pensei: o balanço está danificado mesmo. No máximo vai piorar...
Bem, retirei o conjunto do balanço e então com o auxílio de uma pinça fina, uma agulha e alguns copos de café, procurei desentortar as deformidades da mola, um pouco de cada vez, até que ela voltasse a forma original.
Foi um processo bastante demorado (quase 2 horas), mas no final até que ficou aceitável.
Instalei novamente o balanço (depois de ter feito uma limpeza e lubrificação da rodagem completa) e a máquina voltou a funcionar!
Infelizmente não fiz fotos do processo, porque fiquei bastante entretido no processo.
Tenho mais alguns movimentos com problema de balanço e vou tentar mais algumas vezes o procedimento. Na próxima eu faço fotos. Prometo!
Até a próxima
PS.: Já aproveitei e arrumei o mecanismo do calendário e providenciei um novo mostrador (verde varejeira...). Acho que vai sair mais um relógio para a coleção...
oi paulo
ResponderExcluirtambem tenho trabalhado bastante com relogios, tenho aberto varios e inclusive arrumando o que estah com problema.
tambem tentei fazer um conserto destes mas nao meu caso nao deu certo a mola estava muito fragil e sem resistencia
serah que nao eh possivel comprar essas molas de alguma empresa e instalar numa nova ponte.
Estive lendo no meu Manual do Aprendiz de relojoeiro que este ajuste nao eh dificil, mas eh delicado. Tem que ser feito com calma.
Ocorre que nao posso acreditar que estas molas nao possam ser compradas em algum lugar.
Acho que vou acabar comprando algum relogio automatico baratinho que seja novo, tirar a mola e colocar no meu MEGALO DIGITAL. [E incrivel este relogio.
eu tirei a mola, tentei ajustar ela, mas nao tava legal.
agora mandei num relojoeiro antigo aqui de porto alegre, vamos ver se ele arruma.
bom, nao sei se tu vai receber esta mensagem, mas se receber, me retorne.
um abraco
adib
porto alegre
vc sabe se existe a possibilidade de usar molas genericas para arrumar o balanco?
ResponderExcluirdaniel
Olá Daniel
ResponderExcluirOlha, eu não sei se você poderia usar uma mola "genérica" no balanço. Cada movimento possui características muito peculiares, e creio que uma pequena variação nas características da mola possa fazer uma grande diferença na marcha do relógio.
Um abraço