Uma faca para uma boa causa

Nos últimos tempos temos assistido a uma inversão de valores terrível. Os cidadãos honestos sendo desvalorizados enquanto os meliantes são protegidos. Basta lermos os diversos periódicos disponíveis para constatar esta realidade.

Uma das entidades que mais tem lutado para reverter esta triste realidade é o Movimento Viva Brasil (http://www.movimentovivabrasil.com.br/), que vem mostrando um trabalho excepcional na defesa dos direitos do cidadão de bem.

Para tentar contribuir, um pouco que seja, com esta nobre causa, a algum tempo atrás eu promovi uma rifa entre amigos. O objeto rifado foi uma faca que fiz especialmente para esta causa. 50% do valor arrecadado foi destinado ao MVB.

E este foi o processo de confecção da faca:

Forjei a lâmina a partir de uma barra redonda de aço 52100, com uma polegada e meia de diâmetro


Após o forjamento, passei para o desbaste, feito primeiramente em uma lixadeira e depois refinado manualmente com limas e lixas. Depois de pronta, fiz a têmpera seletiva (apenas a área do fio ficou endurecida)


O passo seguinte foi confeccionar a guarda, feita no mesmo aço do restante da lâmina. Só que esta foi feita só por desbaste, não forjei


Para a empunhadura eu escolhi a madeira Maple. Uma madeira de origem canadense, que depois de trabalhada tem uma aparência magnífica


Polimento da guarda, lâmina e empunhadura


Depois que a empunhadura já estava OK, eu fiz um tingimento, utilizando tinta de cor havana. A coloração ficou dourada, forte demais...


Montagem da faca


Polimento final. Consegui diminuir a tonalidade da empunhadura, deixando um tom de caramelo claro bem mais agradável



Resultado final

6 comentários:

  1. Paulo:

    Magnífico trabalho. É possível mensurar custo? Qual a possibilidade de um amador possuir um "kit" de facas?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, excepcional trabalho !! A faca ficou maravilhosa !! Parabéns !!

    Abraços ... Marcos Lima.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos.

    Enéias, no momento eu não estou aceitando encomendas, por absoluta falta de tempo, mas posso ver com um colega, também cuteleiro, se ele pode te atender.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Amigo eu estou querendo aprender a fazer facas por hobby, faria apenas para meu uso. queria fazer uma faca para uso geral na cozinha e outra para churrasco. Teria algum material como apostila, vídeo aula, etc. para me passar? Queria aprender as técnicas para fazer faca por desbaste por ser mais fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Bem, vídeo aulas você encontra aos montes no youtube, não tenho nem por onde começar a te indicar. Livro sobre desbaste, eu indico o "Step-by-Step Knifemaking: You Can Do It!" do Dave Boyle. Não é muito fácil de achar (ví à venda na Amazon estes tempos atrás), mas é de longe o mais bem escrito sobre fabricação de facas por desbaste, que é o que te interessa.
      Mas nada substitui um curso presencial! Se puder, faça o curso de cutelaria artesanal na Universidade de Brasília. Vale cada centavo.

      Excluir